segunda-feira, 20 de maio de 2013

Franquia Mario Bros.


 



Quando o assunto é game é difícil não mencionar a Franquia de jogos ''Mario Bros.'' criado pelo japonês Shigeru Miyamoto, esse baixinho, narigudo, rechonchudo e simpático encanador tem conquistado gerações desde os arcades até os consoles caseiros de hoje em dia.

Mario é o principal mascote da Nintendo, e também o rival do Sonic da Sega, se fosse pra contar a quantidade de games que ele tem seria preciso uma enciclopédia imensa, de tantos games e personagens que essa serie apresenta, sem contarmos as series animadas.

Neste Post tentarei resumir um pouco sobre a franquia e os personagens, futuramente falarei sobre cada game desse enorme e tão respeitada franquia de games.

Pra Começar vou falar um pouco de cada personagem principal da  serie ''Mario Bros.''



Mario

 

Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo, a serviço da Nintendo, o jogo Popeye. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Shigeru Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline, substituta de Olívia Palito, do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus).

Cena do jogo Popeye (NES)


Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que bastou para se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a trazer Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelas tubulações do jogo Mario Bros.) e depois herói (pelos jogos Super Mario Bros. 1, 2 e 3).

Cena do Jogo Mario Bros. (NES)


Aparencia

Na época, era complicado conceber sprites de animação para o cabelo de Mario. Além disso, Shigeru Miyamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil. Devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca. As aparências de Mario foram mudando conforme cada jogo da série era lançado para os consoles de videogame da Nintendo, como por exemplo no título Super Mario World, no qual Mario foi desenhado mais corretamente (devido a uma maior quantidade de pixels) com carateristicas físicas ainda iguais as de seu irmão, Luigi.



Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario um macacão vermelho e uma camiseta azul para resolver este problema. Mario tinha a camiseta azul e macacão vermelho em Donkey Kong e Donkey Kong Jr.. As cores foram trocadas para camiseta vermelha e macacão azul em Super Mario Bros. 3. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. No console Wii, este famoso macacão ganhou uma textura que o fez ter um ar de manufaturado(feito a mão)

Algumas Curiosidades: 

O primeiro chefão do Jogo Alex Kidd in Shinobi World, chamado Kabuto, é uma alusão ao Mario. É possível reparar uma semelhança nos 2 (como o bigode abaixo do nariz). A alusão fica ainda mais clara ao se perceber que Kabuto lança bolas de fogo - atitude parecida com o personagem Mário quando pega a Fire Flower. Além disso, Kabuto, após levar três hits, fica em um formato minúsculo e quadrado, bem no estilo do Mário em Super Mario Bros. 1 de NES. É como se a Sega quisesse transmitir uma mensagem subliminar de que Mario é um vilão, e não um herói.


Cena do Game Alex Kidd In Shinobi World

Nos jogos da série The Legend of Zelda, o personagem Talon, um dos donos do Rancho Lon Lon (o outro é Malon, seu filho), é uma referência ao personagem Mario. Além da semelhança física com a do Mario, em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Talon carrega um emblema do Bowser em seu cachecol. No jogo The Legend of Zelda: Oracle of Seasons, Talon usa um chapéu que mostra a letra "M" no centro


''Talon'' uma referencia nada menos que Mario, observe o amuleto no pescoço dele.




Luigi 



Luigi apareceu em todas as Spin-offs da serie Mario. incluindo: Mario Kart, Mario Party e Mario Sports. Apareceu em todos os jogos de RPG da série também.
Em Super Mario Bros., Luigi era apenas um personagem para poderem jogar no modo "2 Players", tinha a mesma cor, velocidade e poderes de seu irmão Mario. A primeira grande mudança fora em Mario: The Lost Levels onde Luigi podia pular mais alto que Mario.


Em Super Mario Bros 2, Luigi teve sua aparição diferente da de mario. Além de pular mais alto que seu irmão, era notavel que o personagem era mais alto e magro.
Em Super Mario 3 Luigi voltou a aparecer como personagem secundario, para ser jogado no modo Multiplayer, desta vez luigi não tinha habilidades diferentes e sua aparência era levemente alterada somente pela cor.


Luigi é retratado em Super Mario World novamente apenas com cor alterada, dando a entender que seja uma espécie de irmão gêmeo de Mario. Porém na versão de Mario All-Star Luigi mostrava ser mais alto e magro.


Luigi também aparece em Super Mario Galaxy. Quando Bowser sequestra o castelo de Peach, todos se perdem no espaço e Luigi fica preso em Ghostly Galaxy e pode ser habilitado.
Luigi retorna em New Super Mario Bros Wii. Onde ele junta-se a Mario e Yoshi para salvar o Reino Cogumelo de ser governado por Bowser. Possui os mesmos atributos físicos que em Mario Galaxy.


O jogo começa quando Luigi ganha uma mansão em um sorteio que nunca participou. Ele contou a seu irmão Mario para se encontrarem e celebrarem a vitória. Mario foi antes até a mansão e acabou desaparecendo. Luigi começa então sua aventura atrás de Mario por uma mansão mal-assombrada.Nessa aventura Luigi encontra um caçador de fantasmas chamado Professor E. Gadd que lhe ajuda e dá para Luigi o Poltergust 3000.

Capa do game Luigi's Mansion


E assim ele começa sua própria aventura.Luigi's Mansion terá uma continuação adaptada para o Nintendo 3DS titulada Luigi's Mansion: Dark Moon em que Luigi retornará ao papel de caçador de fantasmas mas desta vez ele é chamado pelo Professor E. Gadd em sua TV e explica que ele está em outro lugar o Vale da Sombra (Evershade Valley)onde a Lua Negra (Dark Moon)quebrou e Luigi terá de encontrar os pedaços que estão escondidos nas cinco mansões do Game.Luigi ganha nessa continuação o Poltergust 5000 que é um aspirador e uma lanterna ao mesmo tempo.Luigi's Mansion: Dark Moon terá mais uma torre (ScareScaper)que terá jogatina multiplayer Ação e Aventura.


Sem Explicação Luigi ficou fora do game Super Mario 64, mais deixa pra lá todo mundo odeia o Luigi kkk





Bowser


Oficialmente, o nome japonês de Bowser é apenas Koopa (ou Kuppa, provavelmente baseado na lenda japonesa do Kappa). Já nos EUA seu nome foi modificado para Bowser, sendo então Koopa um sobrenome, e também a espécie à qual pertence. Houve um rumor de que Bowser teria o nome Morton, já que um de seus filhos se chama Morton Koopa Jr. Mas se sabe que este é apenas uma alusão a Morton Downey, Jr. (apresentador de talkshow)


Bowser tem a aparência de uma koopa troopa super-desenvolvida, como todos de sua espécie. Além do tamanho, as principais características que o diferencia dos Koopas em geral são seus chifres, cabelo moicano vermelho, o casco com espinhos (assim como sua cauda),as garras e os dentes compridos afiados e amarelos(depois de Super Mario 64,Bowser não teve mais dentes amarelos). Bowser também usa braceletes negros com espinhos nos braços e no pescoço. Apenas os Koopalings e outros Koopa Troopas de Paper Mario possuem esses braceletes e também óculos escuros.

Apesar de temível e mau, Bowser não é um personagem vazio (que faz maldades simplesmente por não gostar do bem). Em determinados casos já aconteceu de ele unir forças a seus inimigos (especificamente Mario Bros.) para o bem de ambos. Ele também demostra carinho e orgulho de seus filhos, como na conversa que teve com Bowser Jr. em Super Mario Sunshine. É demonstrado também nos jogos que Bowser é mais um vilão "carismático" que, através das conversas, demonstra ter um humor sarcástico. É demonstrado também que Bowser não é tão esperto, visto que, algumas vezes, ele mesmo acaba caindo nas suas próprias armadilhas.

Bowser, com sua ganância de poder, tem como aspiração de vida dominar o Reino dos Cogumelos. Para isso ele tem como base de seus planos malignos ter um casamento forçado (tornando-se rei) ou através de uma rendição da princesa Peach. Também é confundido, por parte dos fãs, que Bowser tenha o objetivo de matar Mario. A verdade é que assim que tomasse posse do reino ele escravizaria todos os habitantes nativos, os Toads, e depois faria mudanças no reino para ficar parecido com o seu. Ele também faria com que Mario e seus amigos (Luigi, Yoshi, Toad, Toadette, Todsworth, etc.) sofressem uma pena pelo que fizeram a ele, como por exemplo: ser o palhaço real e/ou ser um servo. A princesa continuaria a ser sua noiva, sem autoridade para impedi-lo. É provável que mario juntamente com seu irmão Luigi negociassem um acordo com Bowser para que fossem libertos em troca de alguma coisa. Bowser também tenta conquistar outras terras do Mundo dos Cogumelos.

Baby Bowser


Baby Bowser nada mais é que a versão infantil de Bowser, e não deve ser confundido com seu filho, Bowser Jr.. Sua primeira aparição foi em Super Mario World 2: Yoshi's Island, onde Kamek the Magikoopa previu que nasceriam dois irmãos que viriam a causar grandes problemas a seu mestre, Bowser. Kamek então tentou raptar os bebês enquanto estes eram levados pela cegonha a seus pais, mas apenas conseguiu raptar Baby Luigi. Baby Mario caiu na Ilha dos Yoshis, que decidiram levar o bebê até seu lar (já que Baby Mario "parece saber para onde quer ir"). A batalha final não é contra Kamek, mas sim contra Baby Bowser, que decide "cavalgar" em Yoshi, mas este o derrota.
Na sequência, em Yoshi's Story, Baby Bowser rouba a Super Happy Tree da Ilha dos Yoshis. Sem ela, a ilha se torna um lugar triste e sem vida, e apenas um grupo de Yoshis recém-nascidos pode resgatá-la.
Baby Bowser encontrou-se com Bowser em Mario & Luigi: Partners in Time. Diferente dos Mario Brothers, eles não se uniram em um time desde o princípio, apenas posteriormente Bowser assumiu sua versão infantil como um aprendiz.



Princesa Peach

 No Japão, o nome da princesa sempre foi Peach (ピーチ姫 Pīchi Hime, Princesa Peach). Originalmente conhecida como Princesa Toadstool nos Estados Unidos e outros países ocidentais, ela foi chamada de Peach pela primeira vez fora do Japão na versão americana de Yoshi's Safari, em 1993. Porém, o nome não se tornou conhecido pois o jogo não foi muito popular. Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, ela foi novamente chamada de Princesa Toadstool. Apenas com o lançamento de Super Mario 64 o nome Peach passou a ser conhecido fora do Japão. No Brasil, durante a exibição do desenho animado As Aventuras dos Irmãos Super Mário, ela ficou conhecida como Princesa Cogumelo. E a sua irmã Princess Daisy .


Uma das habilidades mais comuns de Peach quando a mesma é selecionável é sua capacidade de temporariamente flutuar no ar com suas saias. Tal técnica foi mostrada pela primeira vez durante sua primeira participação como personagem selecionável, em Super Mario Bros. 2. Isso fez dela uma das personagens mais populares no jogo, pois essa habilidade facilitava a navegação entre plataformas. A mesma habilidade também apareceu em Super Paper Mario e nos jogos Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl. Em Super Princess Peach, ela usa um guarda-chuva para flutuar.Em Super Princess Peach ela tambem usa as habilidades do humor, onde recupera vida e energia cuando esta tranquila, solta fogo quando esta com raiva, voa e canta quando esta feliz e chora cachoeiras quando esta triste.


Toad

 

 


O Toad original, de colete azul,cabeça branca e manchas da cabeça vermelhas. É representado por ser um servo e um escudeiro da Princesa; além de fazer várias outras tarefas, é mais comum encontrá-lo vigiando o interior do castelo. Apesar desta diferença, os Toads devem ser encarados como uma raça distinta do Mushroom Kingdom, e deve ser levado em consideração que eles (e elas) podem não só ser servos (como o original), mas sim viver normalmente, com rotinas, família, deveres, etc. (o manual do jogo Paper Mario refere-se aos Toads como um "povo cogumelo").
O nome Toad pode derivar tanto de toadstool (literalmente "cogumelo") como toady ("servo leal").
O personagem Toad é o tratador da Princesa Peach e protetor do Reino Cogumelo. É um personagem singular em uma espécie de seres semelhantes (assim como Yoshi). Ele já fez muitas aparições nos principais jogos da série Mario, mas ultimamente tem sido reduzido a um personagem jogável apenas nos títulos spin-off, enquanto Toadsworth retomou muitas das suas funçõs anteriores.



Ao contrário do que muita gente pensa, o cogumelo em cima da cabeça do Toad não é parte de sua anatomia, mas um chapéu que o Toad usa. Isso pode ser percebido em The Super Mario Bros. Super Show!, onde o Toad retira o cogumelo da sua cabeça. Nesta mesma cena, percebe-se que o Toad é careca, é possui apenas 3 fios de cabelo na sua cabeça. Em Mario Smash Football (ou Super Mario Strikers), também é possível perceber que trata-se de um chapéu, pois ao comemorar a vitória dos Toads, o chapéu do cai em frente aos seus olhos.




Yoshi

 
 

 

A primeira aparição de Yoshi foi no jogo Super Mario World, para SNES, no qual Yoshi aparece como um típico dinossauro nativo em que Mario ou Luigi podem montar em cima, como em um cavalo, com o objetivo de Yoshi comer inimigos e de aumentar as habilidades dos heróis do jogo, permitindo-os ser atingidos por inimigos sem sofrer danos, quando montados no Yoshi. Este jogo ganhou uma prequela intitulada Super Mario World 2: Yoshi's Island, para SNES, em que o jogador controla Yoshi, que desta vez é o personagem principal do jogo, com o objetivo de proteger o Baby Mario (versão infantil do Mario) ao mesmo tempo em que avançam pelo jogo à procura do Baby Luigi (versão infantil do Luigi). Isto levou ao surgimento de uma série spin-off de jogos de plataforma estrelando Yoshi: Yoshi's Story para Nintendo 64,4 Yoshi Topsy Turvy para Game Boy Advance, e também Yoshi Touch & Go e Yoshi's Island DS, para Nintendo DS

 
Yoshi em Super Mario 64, infelizmente não da pra pegar ele, muito triste isso!!!
 
primeira aparição de Yoshi em um jogo em 3D foi em Super Mario 64, para Nintendo 64, como um personagem não-jogável. Neste jogo, Yoshi aparece no alto do castelo da Princesa Peach. O telhado do castelo pode ser acessado de várias formas, mas a maneira mais usada é quando o jogador consegue coletar todas as 120 estrelas, e um canhão do lado de fora do castelo será aberto, permitindo que Mario seja lançado para o alto do castelo, e ao chegar lá, ele se encontra com Yoshi. Além de Super Mario 64, Yoshi aprece em mais 2 jogos em 3D de plataforma: em Super Mario 64 DS, para Nintendo DS, desta vez como um personagem jogável, e em Super Mario Sunshine, para Game Cube, onde ele pode ser montado por Mario, da mesma forma como em Super Mario World, mas neste jogo, Yoshi não pode entrar na água e só pode atacar inimigos cuspindo o suco de frutas que ele engole.


Além dos jogos de plataforma, Yoshi estrelou 3 jogos de puzzle: Yoshi para NES e Game Boy, Yoshi's Cookie para NES, SNES e Game Boy, e Tetris Attack para SNES e Game Boy. Yoshi também aparece em quase todos os jogos spin-offs da série Mario.



Yoshi aparece em todos os jogos da série Mario Kart como um personagem jogável, onde ele dirige seus karts que são geralmente de cor verde. Em Mario Kart: Double Dash!!, o formato de seu kart é muito semelhante a um Yoshi , e o formato uma das pistas, chamada "Yoshi Circuit", é muito semelhante ao formato do corpo do personagem, quando vista de cima. Além disso, Yoshi também aparece em todos os jogos da série Mario Party como um personagem jogável, e também em todos os jogos da série Mario Golf, exceto na versão para Game Boy Color. Yoshi também é jogável em todos jogos da série Mario Tennis, exceto no jogo Mario Tennis: Power Tour, para Game Boy Advance. Além destes jogos, Yoshi é jogável em todos os outros jogos de esporte do Mario.


Yoshi sendo descartado


Yoshi é um personagem jogável em Super Smash Bros para Nintendo 64, e também nas seqüencias Super Smash Bros Melee para Game Cube, e Super Smash Bros Brawl para Wii. Yoshi, juntamente com outros personagens da séries de video-games Mario e Sonic the Hedgehog, aparecem no jogo Mario & Sonic at the Olympic Games, para Wii e Nintendo DS.
Yoshi também aparece em destaque no jogo Mario Is Missing!.
A contrário do que aparece em alguns jogos, os olhos de Yoshi são azuis.


 

 No Próximo post vou falar de cada game da franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário